sábado, 15 de outubro de 2011

Casa do Rock

Relembre e mate a saudade

Desconheço até o ano de 1997, um bar específico de Rock em Joinville. Me corrijam se eu estiver errado! Morei em Joinville até 1996 e pelo que lembro, rolavam shows em locais muito diversos, como salões de festa de igrejas, recreativas, bares esporádicos, ginásios de esportes e por aí. Nada ligado diretamente com a atitude Rock. O primeiro local específico na região foi o Curupira em Guaramirim, fundado em 1992 e até hoje em funcionamento. Já em Joinville, foi a CASA DO ROCK o local que inaugurou esse segmento, no ano de 1997. O Bar foi fundado por 3 sócios que já tinham forte ligação com Rock na cidade: o (que foi vocal da Alpha Asian Malaria), o Chipas (com suas mil bandas) e o Carlinhos. A casa antiga e toda redecorada ficava na Rua XV de Novembro, quase na esquina com a Aquidaban (sim, era uma área residencial!). O lugar era muito legal! Um bar interno, um local de lanches no lado externo, a área de shows pequena mas aconchegante, posters, pinturas, cerveja gelada e muitos amigos. Lembro que fazíamos algumas excursões de Jaraguá do Sul para ver shows na CASA DO ROCK e sempre víamos toda a turma do Rock de Joinville e os antigos amigos do colégio Osvaldo Aranha no  local. Nos sentíamos em casa! O maior público da Casa segundo o Zé foi um show com bandas da Argentina de Hardcore realizado em 7 de fevereiro de 1998 (cartaz logo abaixo). Lotação total interna (cerca de 100 pessoas) e externa (mais um tanto desse pelo menos). Lembro de alguns shows: Loop-B, Madeixas, Urublues, Suferi, Bloody Mary, Fly-X, Identidade Secreta, Catalépticos, etc. Como nem tudo era mar de rosas, a CASA fechou em 1999 devido ao alto custo do aluguel, da reclamação dos vizinhos e principalmente de uma parcela do público que preferia ficar bebendo do lado de fora (com bebida comprada em posto de gasolina é claro!) e ficar reclamando dos R$5,00 da entrada. Incrível como essas histórias continuam acontecendo.

Solicitei hoje (15/10/2011) ao Zé que ele escrevesse um pequeno texto sobre essa experiência e ele me atendeu no mesmo dia. Segue:

"DEPOIS DO MEU PRIMEIRO PORRE!!  (CASA DO ROCK)
A música faz parte da minha vida, desde os meus seis anos de idade, quando sentado no caixote de  madeira, via minha mãe passar o café no fogão á lenha e cantava!! O tempo passou  e um fã clube do The Doors depois (quando pouco se falava da banda) e  a efervescencia dos três acordes do punk rock , descobri outros ritmos, e aí depois do meu primeiro porre ... ... ... ... ...  comecei a pensar num lugar legal para as pessoas dançarem e se descabelarem!!! Nunca fui comerciante talves  aí morrasse meu erro, e porra eu só queria ver  as coisas acontecerem,  na cidade onde pouca coisa rolava, caralho! E o melhor de tudo é que ao nosso modo conseguimos. Não vou enumerar aqui quem tocou no bar (casa do rock), deixo isso para as mentes que foram testemunha  da história mas foi tanta coisa sem enumerar o que foi bom ou ruim que eu seria injusto com todos falando o nome de alguma banda, mas saibam foram os anos mais maravilhosos da minha vida miserável!!! Sabe eu queria ser como aqueles caras que guardam tudo! Mas não consigo, me desvinculei de muita coisa, fotos lembranças, e até para escrever esse texto foi dificil. MAS AOS ORFÃOS FICA A LEMBRANÇA QUE EU TENTEI EU JURO QUE EU TENTEI!!!! NÃO ESQUEÇAM DA  CASA DO ROCK!!!!    Para Carlos e Chipas." 

Quer relembrar o espírito da época? então venha para a
Festa da "CASA DO ROCK"
Dia 26 de Novembro de 2011 no Plug Bar em Joinville
Bandas convidadas: Contagem Regressiva (retornando para essa festa), Leis e Ordens (também), Sanchez', Cadaveric Hotel, Smokers, Os Depira e Coiotes.







Visualizar Casa do Rock em um mapa maior


Atualização (30/10/2011)
O Zé nos enviou essa foto atual do imóvel onde era a Casa do Rock.
Segundo ele "há alguns anos atrás onde ficava a casa do rock ouve um principio de demolição ou reforma, sei lá o que e a obra foi embarga pois aquilo era patrimonio histórico!!!!"





 


Atualização (15/11/2011)
O Zé nos enviou um link para esse vídeo. Ao que parece, é uma apresentação teatral que aconteceu na casa. Achei bem interessante, principalmente para as pessoas verem, ou relembrarem, dos detalhes da decoração da Casa do Rock.

Manifestação Cultural na Casa do Rock de Joinville from Roger Robleño on Vimeo.




Colabore com o post adicionado informações adicionais sobre a Casa do Rock, curiosidades, etc. Basta usar os comentários!!

3 comentários:

  1. Nossa, nem sabia que tinha tido Discorage Youth! Eu lembro que eu fui num show do Dead Fish que tinha eu e mais umas 5 pessoas assistindo! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Nossa era maneiro.Queria ter tido a chance de visitar.
    Sou filho do Carlinhos!

    ResponderExcluir