Nesse cenário favorável a bandas de Rock Pop surgiu em 1986 a banda Atrito. O Alex (bateria) e o Robert (vocal/guitarra) eram meus vizinhos na Marquês de Olinda (na época uma rua de chão batido ainda). Completavam a banda o Maia no baixo e o Brusque nos teclados. O Maia era o irmão mais velho de uma família em que todos os 4 filhos do seu Francisco (hehe) e da dona Geni tornaram-se músicos. O Marcos e o Lelo tocaram comigo na The Power of the Bira, além da Sanchez e o caçula Lauro foi o bateria da Butt Spencer. Família abençoada!!
Sempre tive uma posição clara sobre rock, independente de ser comercial ou de estilos mais extremos como o Metal e o Hardcore. Eu gosto de bandas autorais! Quando me perguntam porque essas não "estouraram" nacionalmente na época eu respondo na lata: Elas não sabiam o que queriam! Tocavam muito bem, tinham público, mas deixavam as suas composições em segundo plano. Os shows normalmente eram recheados de sucessos da época e algumas poucas composições próprias. E que mal há nisso? Nenhum! Me diverti muito em shows dessa banda quando eu tinha 14/15 anos. Mesmo já com o espírito Punk aflorado na veia, shows Punks eram raridade, então vamos no show dos nossos brothers vizinhos que estudavam no Osvaldo Aranha (o Alex) e que apesar das diferenças de estilo e idade nunca nos menosprezaram, até tocavam sons do The Clash para verem a piazada abrir umas rodas de pogo. Amigos sem dúvida!!
"Entre um gole e outro" foi o seu primeiro sucesso local. A banda gravou no estúdio do falecido MUG (uma verdadeira lenda da música de Joinville) uma espécie de demo-tape que na época tinha endereço certo, as rádios locais, que eram abertas a esse tipo de gravação. Mais tarde essa nesma música iria se tornar o primeiro vídeo clipe da banda, produzido pela RBS de Joinville para o programa Sul Encanto. Algumas partes desse clipe foram filmadas na casa do Robert na Marquês de Olinda (onde atualmente está instalada a Amanco). Meu irmão Marcelo (na época tocava bateria na banda Registro Civil) é um dos figurantes. Gostaria de poder revê-lo. Quem sabe eles leiam esse post e comecem a liberar esse material todo que eles dizem ter guardado!
O único registro oficial viria em 1989. Um LP Split. No lado A H2O e no lado B a banda Atrito. São 5 músicas por banda. Estou disponibilizando hoje somente o Lado B com as músicas da Atrito, já que futuramente estarei escrevendo um post individual sobre a H2O. Quando ouço esse disco aí abaixo eu vejo uma banda tocando um Rock Pop de boa qualidade, com influências de Cure, Smiths, U2, etc. O teclado do Brusque dava um climão dark as músicas que até hoje eu admiro.
Hoje, esses "senhores" ainda continuam tocando esporadicamente e vocês podem vê-los em barzinhos da cidade com os seus especiais tipo "U2", "Anos 80" e por aí. Sem o status de ídolos que tinham na época mas se divertindo como nos "velhos tempos"! Longa vida a vocês amigos!
ATRITO - Split-LP "H2O e Atrito"
1. Um Dia de Paz (3:10)
2. Caos Total (3:26)
3. Entre Um Gole e Outro (3:20)
4. Quase Você (4:46)
5. A Verdade (1:49)
Tempo total: (16:31)
Produzido por Nielson Modro
Gravado entre 6 a 31 de Maio de 1989 no estúdio Audisom (Curitiba-PR)
Download
Curiosidades sobre esse LP:
- Foram feitas 5 mil cópias, sendo 500 para divulgação.
- O show de lançamento foi no ginásio Ivan Rodrigues em 17 de setembro de 1989.
- Através da Lei Sarney de incentivo a cultura, as empresas Embraco e Campeã foram as patrocinadoras do LP.
- A produção desse show foi digna de artistas nacionais de grande porte da época (diga-se Titãs, Paralamas, Ira!, etc). Diz a lenda que foi gravado em vídeo. Se foi, espero que ainda existam essas gravações e que um dia sejam disponibilizadas.
- "Fui parte do processo de ebulição roqueira da época. Sempre que possível buscava ajudar a divulgar e alavancar o trabalho da gurizada. A produção do disco surgiu de um convite do pai do Maia, baixista do Atrito, que conseguiu o patrocínio para a gravação, prensagem e show de lançamento. As gravações foram em Curitiba e a saga toda daria para escrever um livro." Nielson Modro acerca da produção do LP.
- Agora é pessoal: é a capa mais feia de todos os discos da minha coleção. Sem ressentimentos.
Outras fontes de informação:
Atrito (site oficial)
Fotolog (onde copiamos descaradamente algumas das fotos deste post!)
Orkut
Jornal "A Notícia" 19 de setembro de 2009
Jornal "A Notícia" 17 de agosto de 2001
Colabore com o post adicionado informações adicionais da banda, curiosidades, etc. Basta usar os comentários!!
Show de bola o seu blog, Edson!
ResponderExcluirFizemos um post sobre a sua obra, dê uma olhada: http://www.umquartodegim.com/2011/09/blog-joinroll.html
Como fazemos pra aparecer no seu blog?
aí fica o meu msn: bruno.uqg@hotmail.com
olha....tem muito mais histórias para contar....desculpe, só que vc tem que incluir mais 3 bandas no editorial acima:]
ResponderExcluirTENSÃO.....DIOBSPLICENCIA E NUCLEO SUL.
Podemos enumerar rapidamente fatores que ajudaram essa bandas:
ROCK ALTERNATIVO IN CONCERT
SAVEGGE E BATURITÉ (BABY DISCO)
TENIS CLUBE
JACOB
FESTIVAL DE BATEIAS
FUNDAÇÃO CULTURAL (RALF)
CIRCUITO ALTERNATIVO DE BANDAS (JLLE E JARAGUA)
PROGRAMA ROCK ALTERNATIVO.
SE PRECISAR DE MATERIAL.....TENHO ALGUMA COISA...
GRANDE ABRAÇO
HUGO HOFMANN
Tenho esse LP, sou de Blumenau mas trabalhava em Joiville naquela época. Legal.
ResponderExcluirMuito bom Invasão Basica tocava direto na Prainha em Sao Frco do Sul , No Surf Bar ...
ResponderExcluir